Os conceitos ICT, criados pelo trader profissional Michael J. Huddleston estão revolucionando o mercado de trading, hoje acessível a todos através das ferramentas e corretoras disponíveis no Brasil e no mundo.
O aprendizado dos conceitos ICT, porém, tem a barreira do idioma: Michael publicou uma série enorme de mentoria e acompanhamento de mercado em seu canal do YouTube, porém todo o conteúdo está disponível apenas em inglês.
Acredito que a esta altura, já exista pessoas no Brasil trabalhando e ensinando os conceitos, mas como estudante do ICT, eu vejo como o aprendizado direto com ele seria fundamental para o entendimento de seus conceitos e estratégias.
O Conceito Smart Money de ICT
O ICT Concept, como é conhecido mundo afora, baseia-se no conceito de que os mercados financeiros são manipulados para gerar liquidez e, assim, beneficiar a entrada de grandes players institucionais, a quem ele denomina de “Smart Money”. Do outro lado do Smart Money está o varejo do mercado financeiro – player menores e traders individuais, que desinformados desta manipulação, acabam tendo perdas enormes em conjunto e, assim, geram os ganhos do Smart Money.
ICT trata mais especificamente dos índices S&P 500 e Nasdaq 100 – além do índice do dólar (Dollar Index DXY) e as correspondentes estratégias para os pares de moeda EURUSD, GBPUSD e USDJPY no mercado Forex).
Mercado manipulado por algoritmos
Michal ensina que a movimentação dos mercados é artificialmente gerada por algoritmos e inteligência artificial, visando:
- entrega eficiente de preços – balanceados entre compra e venda
- busca incessante por liquidez (interna e externa), onde residem as ordens STOP colocadas em períodos anteriores do mercado
O desbalanceamento temporário na entrega de preços forma os já famosos “Fair Value Gaps” ou Falha/Brecha de valor justo (aqui tratarei como FVG ou Fair Value Gap apenas, sem tradução).
Os FVGs não só informam a direção em que as ordens institucionais estão entrando como serão targets potenciais de preço no futuro.
Fair Value Gaps se formam em todos os períodos gráficos, do 1 minuto ao mensal (e até períodos maiores).
O correto entendimento da mecânica dos FVGs e das liquidezes externas (topos e fundos anteriores) são capazes de tornar um trader extremamente lucrativo e – o principal – consistente.
Fácil entendimento, difícil execução.
O entendimento dos conceitos ICT é relativamente fácil para quem já tem alguma base sobre mercado financeiro (ainda que mínima). A execução correta destes conceitos nas sessões de trading, porém, são de grande dificuldade para os iniciantes.
A identificação dos conceitos técnicos (order blocks, displacements, breaker blocks, mitigation blocks) é visualmente tranquila se você analisar gráficos passados, mas são de difícil percepção quando se está “ao vivo” no mercado.
Colocação correta dos Stops e Take Profits também influenciam no resultado. Não incomum são as vezes em que os lucros de uma posição são revertidos em empate ou perda exatamente pela falta de percepção da possível reversão.
Pretendo trazer mais conteúdos sobre este tema aqui no blog, que possam ajudar brasileiros que estejam se desenvolvendo neste mercado.
Quem domina bem o inglês, aconselho acompanhar o ICT em sua conta do Twitter até novembro, quando ele sairá definitivamente das redes.
Sua obra de ensino, porém, ficará disponível em seu canal do YouTube.