A importância do Plano de Negócio

jan 4, 2023 Sem categoria
A Importância do Plano de Negócio

O Plano de Negócio é um documento fundamental para todas as pessoas que querem abrir uma nova empresa. Ele força o empreendedor a pensar em todos os aspectos importantes relacionados ao futuro negócio e, por consequência, ajuda na diminuição dos riscos associados.

O Plano de Negócio é estruturado de uma forma a conter tudo o que a empresa será no futuro de forma organizada e dentro das possibilidades de realização por parte do empreendedor.

Um Plano de Negócio bem estruturado contém:

1. Objetivos do Negócio

Empresas devem ser constituídas a partir de objetivos claros de atuação de mercado. Obviamente o objetivo último e mais elementar é o de gerar caixa, mas não é disso que se trata aqui.

Neste tópico o empreendedor deve deixar claro os objetivos que tem com a empresa que está abrindo, sejam de curto, médio e de longo prazos.

2. Ambiente de Negócios e Oportunidade

Descrição completa do ambiente de negócios que propicia a oportunidade de abertura desta empresa, como por exemplo, a ausência de uma empresa do mesmo ramo dentro da sua região de atuação. Ou a presença de outras empresas que serão concorrentes e quais os diferenciais que o seu empreendimento terá perante elas.

3. Plano de Marketing

O Plano de Marketing contém a descrição dos seguintes tópicos

3.1 Produtos ou Serviços

Quais produtos (ou serviços) a empresa venderá. O que os diferencia dos demais concorrentes de mercado.

3.2 Preços

Descrição das políticas de preços que serão executadas pela empresa, em que ela se diferencia das concorrentes e a adequação da precificação com o ambiente de mercado descrito anteriormente.

3.3. Distribuição

Descrição do raio de atuação da empresa. Se é uma empresa que atenderá ao bairro, à cidade, ao estado todo ou ao país inteiro. Igualmente, se faz a descrição de projetos futuros de expansão.

3.4 Comunicação

Descrição das estratégias de comunicação da empresa junto ao mercado-alvo. Em outras palavras, como a empresa fará para que as pessoas saibam que ela começou a funcionar e está vendendo os produtos (ou prestando os serviços) para este público.

3 Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para o dimensionamento do investimento necessário para o negócio.

Uma empresa sempre abre as portas com entrada de dinheiro zero, mas já comprometida com pagamentos (aluguel, salários, fornecedores, etc).

O período entre a geração de caixa e os pagamentos resulta na necessidade do capital de giro inicial que a empresa terá.

Há de se considerar, também, os prazos médios de recebimento das vendas (se forem à prazo ou parceladas) e os prazos de vencimento dos pagamentos. Diferenças nestes prazos podem gerar fortes problemas de caixa, ainda que a empresa tenha geração de lucro.

Nunca confundir lucro com caixa. São coisas diferentes e ficará para um próximo artigo. Siga meus artigos no blog.

Combo “Como Fazer um Plano de Negócio” por apenas R$ 249,90 no Hotmart.

E-Book, Modelo de Plano de Negócios, Planilhas de Planejamento financeiro e vídeos explicativos em um só produto. Compre Já no Hotmart.

CÉSAR CREMONESI

Por cesarnc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *